Crítica Sem Spoilers - Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los



 Felicidade. Essa é a palavra que define o que sentia após a sessão deste filme. O mundo da magia voltou e da melhor forma possível. Monstros Fantásticos e Onde Habitam é um triunfo da saga do mundo mágico da escritora J. K. Rowling. É sem duvida um filme que os fãs de Harry Potter vão adorar e é com muito carinho que vejo esta sala regressar às grandes telas de cinema, saga essa que cresceu comigo como já referi aqui no blog.
Falando um pouco sobre a historia do filme sem spoilers ( irei esta semana fazer uma análise com spoilers ), o magizoólogo  Newt Sacamander ( interpretado por Eddie Redmaine) chega a Nova York com a sua mala cheia de criaturas mágicas, e uma série de eventos levam a que algumas dessas criaturas fujam e com a ajuda de Jacob ( interpretado por Dan Fogler ), Tina ( Katherine Waterson ) e Quennie ( Alison Sudol ), Newt parte numa jornada para recuperar as criaturas escondidas. Enquanto isso paira a aura de uma ameaça que pode afetar todo o mundo mágico.


 Gostei imenso do filme, mal começou sentia-me de volta ao mundo da magia, foi tanta nostalgia que até me emocionei um pouco. O tom do filme é bem variado, temos aqui uma mistura de ação, aventura e comédia envolta numa aura bastante sinistra. A meu ver o filme balanceia todos esses elementos muitíssimo bem. Sobre os atores, não há nada a reclamar. Eddie Redmaine como Newt Scamander está perfeito, aqui o ator interpreta uma personagem um tanto peculiar, a relação dele com as criaturas é dos pontos mais fortes do filme e o ator transmite todo o sentimento de amor que a personagem tem para com as suas criaturas, tá aqui mais um trabalho impecável de um ator vencedor do Oscar!
 Sobre Dan Fogler que dá vida a Jacob, está bem no papel, é o "alívio cómico" do filmo mas a sua personagem não serve apenas para deixar o filme mais cómico, ele tem um propósito substancial na trama. Katherine Waterson que interpreta Tina também está bem assim como Alison Sudol que tem o papel de Queenie. Colin Farrel como Percival Graves está muito bem no seu papel mas com certeza o ator que mais se destaca no filme é Ezra Miller que faz a personagem Credence. Grande atuação! Muito boa mesmo! O arco da sua personagem é dos mais interessantes do filme e realmente foi muita boa a atuação do Ezra Miller.
 Sobre a direção de David Yates ( que já tinha realizado os últimos 4 filmes da saga Harry Potter ) aqui ele sente-se confortável, está de volta ao universo em que tantas vezes já trabalhou e novamente aqui ele faz um bom trabalho em trazer o mundo mágico às telas. Sobre o roteiro de J.K.Rowling não havia ninguém melhor para trazer este universo de volta, mais uma vez a autora cria personagens incríveis e um enredo envolvente, está de parabéns!
 Os efeitos especiais do filme estão espetaculares aparte uma ou outra cena em que a tela verde é de certa forma notável, mas muito honestamente devo dizer que não me incomodou porque o filme me envolveu muito então acabou por passar um pouco ao lado, mas os efeitos estão fantásticos.


Outra coisa genial do filme é a sua banda sonora. É linda! Traz de volta o tema original da saga e introduz diversos novos temas maravilhosos alguns deles parecem-se até com variações de musicas dos filmes anteriores, um ótimo trabalho por parte do compositor James Newton Howard!
A meu ver o único ponto negativo do filme é ele em algumas partes parecer um pouco corrido. Senti que diversas vezes que o filme estava um pouco apressado para chegar a este ou aquele ponto quando poderia desenvolver um pouco mais, mas nada de grave, o filme toma o seu tempo para desenvolver cada trama ainda que hajam certos momentos em que se nota uma certa pressa. Sobre o papel de Johnny Deep comentarei mais na análise com spoiler, mas do pouco que vi achei interessante, visualmente muito bem caracterizado sem dúvida.
 Para concluir, gostei mesmo muito filme, conseguiu emocionar-me, fez-me rir, deixou-me colado ao ecrã em todas as suas cenas. Foi sim dos filmes que mais gostei deste ano e mal posso esperar pela sequela que infelizmente só chega aos cinemas em novembro de 2018...
Nota: 9/10

Comentários