Crítica - Once Upon a Time in the West


 É difícil criticar um clássico. Principalmente um filme tão conceituado como este. Vi este filme pela primeira vez, há uma semana atrás. E posso desde já começar por dizer que adorei. Uma grande experiência, em todos os sentidos que envolvem o filme, desde as atuações, à história, à banda sonora, à soberba fotografia, e excelente edição. Está tudo perfeito, todos os elementos que fazem um grande filme, estão aqui presentes.
  Temos aqui um filme do tipo Western, a história de uma viúva, interpretada por Claudia Cardinale, e também acompanhamos um misterioso homem que toca harmónica, interpretado por Charles Bronson, e um homem que quer entrar no mundo do negócio, chamado Frank, interpretado por Henry Fonda. O filme anda sempre à volta dessas personagens, até que elas, eventualmente se cruzam. Não há uma personagem que seja mal explorada neste filme, todas elas são muito bem desenvolvidas, e os atores que lhes dão vida fazem um trabalho magnífico!
 A direção é de Sergio Leone, e que trabalho maravilhoso que ele fez aqui. A forma como ele usa os close-ups, para extrair mais emoção das personagens, é muito boa, e quando ele usa certas técnicas, para dar ao filme uma certa noção da profundidade do espaço, é brilhante. Todos os detalhes, nada é deixado de fora, é uma realização brilhante, de um grande realizador!
 Aqui deixo um exemplo, de como o realizador trabalha a profundidade da imagem, nas cenas deste filme:

 A fotografia é lindíssima, todas aquelas paisagens do Velho Oeste, representadas de uma forma tão boa, é um grande triunfo técnico, por parte do filme. É visualmente muito bonito, muito interessante observar, o que este filme conseguiu atingir a nível técnico, no ano de 1968! Uma época, em que a tecnologia do cinema, ainda era pouco desenvolvida, em relação aos nossos dias, e mesmo assim, o nível de qualidade técnico atingido neste filme, é de louvar! Muito bom mesmo!


 A banda sonora, de Ennio Morricone, é fantástica! Considerada por muitos, das melhores do cinema, consegue acompanhar muito bem todas as partes misteriosas, as mais soltas, e acompanha muito bem todas as cenas dramáticas! Ainda estou a processar, não é a minha banda sonora preferida, mas é com certeza das melhores que já ouvi!
 Os atores deste filme, não há nada que reclamar, estão todos muito bem! Dou destaque para Charles Bronson, que tem um papel espetacular neste filme!
 A cena final é qualquer coisa! A forma como é montada, a banda sonora, toda a emoção que aquele momento consegue transmitir, é imensa.
 Temos aqui uma verdadeira obra - prima. Um filme que não falha em qualquer aspeto. As atuações são incríveis, o roteiro é otimo! Uma exelente direção, por parte de Sergio Leone, e uma soberba banda sonora de Ennio Morricone! O nível de excelência aqui atingido é fenomenal! Um clássico do cinema que merece ser visto e revisto, por qualquer apreciador da sétima arte! Excecional! Recomendo imenso que o vejam!
 Nota:10/10

Comentários

Enviar um comentário