Como alguém que acompanha Star Wars desde os 8 anos, esperamos que todos os filmes sejam uma obra prima. Star Wars é a minha saga preferida. Gosto de todos os filmes. Cresci a vê-los, portanto são filmes que realmente me marcaram. No ano passado, tivemos a volta da saga com,The Force Awakens que foi um ótimo filme. Gostei tanto que vi duas vezes seguidas no cinema. O filme fez-me sentir completamente de volta ao universo da saga, desde a musica, à ambientação, e as novas personagens foram muito interessantes. Fiquei muito contente com a boa volta de Star Wars, e este ano tivemos mais um filme. Desta vez uma prequela ambientada entre os episódios 3 e 4. As minhas expetativas estavam boas, os trailers tinham-me agradado e bem, é Star Wars! Qualquer filme desta saga deixa-me entusiasmado! Se eu gostei do filme, sim gostei! Mas saí um pouco desapontado, porque, infelizmente o filme tem uma boa bagagem de problemas e coisas desnecessárias.
Começando pelo que mais me agradou no filme. O clima. Tem toda uma ambientação de filme de guerra, mais pesado. Essa ambientação traz algo de novo e refrescante à série. Ao mesmo tempo dá para perceber em vários momentos que, talvez por conta das refilmagens, o filme seria um tanto mais pesado, visto que em certas cenas são feitas vária piadas para amenizar esse tom pesado. Não que o tom cómico não funcione,há piadas muito engraçadas neste filme, especialmente as do robô K2-SO
mas, a meu ver, esse tom mais cómico pareceu-me um pouco fora de tom.
Mas voltando aos positivos, que fotografia e efeitos especiais lindos! O diretor Gareth Edwards encontra algumas soluções visuais geniais. Aliás toda a parte técnica do filme está de parabéns, tudo o que envolve efeitos especiais no filme foi muito bem conseguido, apesar de duas personagens completamente feitas em CGI, isso é um ponto fraco que já irei abordar.
A volta de Darth Vader é muito bem conseguida. Chega até a arrepiar, é muito bom podermos ter voltado a ver este vilão num filme de Star Wars.
As cenas de ação estão também muito bem feitas, em especial as do 3ºato do filme. Há uma batalha no espaço que é simplesmente muito bem feita.
O grande problema deste filme, a meu ver é que lhe falta muita emoção. E isto deve-se muito às personagens serem muito mal trabalhadas. O filme conta a história do grupo que roubou os planos da Estrela da Morte. Temos aqui como personagem principal Jyn Erso, que infelizmente é muito mal trabalhada. Não há uma personagens deste filme que seja bem trabalhada o suficiente para que eu me conseguisse envolver emocionalmente com ela. Nota-se aqui um desleixo em relação as personagens que retira grande parte da emoção do filme. Na minha opinião, o que fez dos filmes desta saga tão especiais, não foi apenas o universo em si, mas as suas personagens. É uma saga com personagens tão marcantes, como Luke, Han, Leia, Vader, Chewie, etc. Ano passado com The Force Awakens, foram-nos apresentadas mais excelentes personagens, uma protagonista muito forte como a Rey. A meu ver o que sustenta a saga inteira são as personagens e este filme falha miseramente em construir boas personagens de modo a que eu não queria saber delas em momentos que exigiam que eu estivesse emocionalmente envolvido. Ainda assim, destaque para duas personagens neste filme, Chirrut ( interpretado por Donnie Yen ) e K2-SO, o robô com a voz de Alan Turrick são dos pontos altos deste filme, e realmente as únicas personagens que me passaram alguma emoção, apesar de não serem muito bem trabalhadas como as demais.
Mas o pior de tudo, para mim, foi a volta de duas personagens da saga original, as quais não irei revelar, que foram completamente recriadas em CGI. Além de não ser bem feito, não havia necessidade alguma de estarem presentes no filme, e sempre que entravam em cena, tiravam-me do filme e eu ficava sempre a pensar no porquê de terem escolhido fazer isto.
Mas, para concluir, Rogue One é um filme tecnicamente muito bonito, com cenas de ação espetaculares, uma ótima fotografia, com duas personagens interessantes e a presença impactante de Darth Vader. Mas tem pouca emoção, as personagens são mal desenvolvidas, e cai em erros e clichês desnecessários.
Nota: 6,5/10
Comentários
Enviar um comentário