Crítica - La La Land


La La Land é dirigido por Damien Chazelle, e protagonizado por Emma Stone e Ryan Gosling. Este filme conta a história de Mia, uma rapariga que quer ser atriz mas que não consegue arranjar papel em nenhuma das audições em que participa. Temos também a personagem de Sebastian, um pianista apaixonado por Jazz, que quer voltar a trazer ao Jazz a sua grandeza. Os caminhos de ambas as personagens cruzam-se e acabam por apaixonar-se.
É um filme sobre sonhadores, sobre seguir os teus sonhos e lutar por eles. E o filme faz isso de forma tão bonita. Chega a ser inspirador.
 A direção é de Damien Chazelle, cujo trabalho anterior, foi um dos meus filmes preferidos: Whiplash. Então estava com grandes expetativas para ver La La Land, e não fui desiludido. Aqui nota-se que há mais orçamento, e o diretor demonstra muito bem as suas habilidades, com planos-sequência incríveis. Mais uma vez ele demonstra o seu amor pelo Jazz, como já tínhamos visto no seu filme anterior, e trabalha muito bem todas as cenas que envolvem este género de música, e elas predominam no filme. É certamente um realizador a que devemos ficar atentos, com dois trabalhos incríveis, pode vir a ficar para a história dos grandes realizadores. Certamente, a sua carreira está a começar em boa forma.
 Os atores apesar de não serem os melhores cantores e dançarinos do mundo, estão incrivelmente bem, e no quesito de dança e canto também não são maus. A Emma Stone, que é para mim uma das melhores atrizes a trabalhar atualmente, transmite muito bem toda a inocência da rapariga sonhadora que é a sua personagem. Mais uma vez, a atriz é muito expressiva, num papel que possivelmente a fará ganhar o seu primeiro Oscar. O Ryan Gosling está também muito bem, incrível é constatar que ele aprendeu a tocar piano em três meses, tudo isso para o filme, e ele toca esplendidamente bem! Nota-se o trabalho e dedicação do ator, a indicação ao Oscar foi muito merecida.
Há uma boa química entre os dois atores. Também já não é a primeira vez que atuam juntos, uma dupla que já vimos antes em filmes como Gangster Squad. Nota-se o à vontade que têm um com o outro, transportam isso muito bem para o filme.


O roteiro do filme não é o mais original de todos, mas não acho que seja essa a intenção. Aqui a verdadeira missão, é passar a mensagem de que qualquer sonhador não deve desistir dos seus sonhos, e deve acreditar que consegue concretizá-los, e o filme faz o que pretende! 
 Vemos Los Angeles representada como a cidade na qual as pessoas vão para concretizar os seus sonhos, mas também mostra o lado da cidade no qual nem toda a gente os consegue concretizar, uma representação um tanto realista da situação.
 Sobre as danças e músicas do filme. A música é linda. Muitas das músicas ficaram comigo, se um musical consegue fazer isso, parabéns, missão cumprida. E merece qualquer indicação de melhor música original, a que foi indicado ao Oscar, e muito bem! A dança e a música são muito bem conjugadas, e trabalhadas na ação de forma muito natural. 


 A fotografia do filme é excecional. Todas as composições visuais arranjadas pelo diretor, ficaram perfeitas, em especial uma cena que envolve estrelas a qual deixo uma imagem abaixo. Mas foi muito bem trabalhada, e visualmente muito bonita!


 La La Land é um filme praticamente perfeito, com uma mensagem muito motivadora sobre seguir os nossos sonhos. Que o façamos e que nada nos impeça. Filmes deste, fazem qualquer um sentir-se bem, e olhar para os seus sonhos e querer torná-los realidade. O trabalho dos atores é incrivel, a direção é genial, a música é ótima... enfim, que dêem os Oscars todos para o filme!
Nota:10/10



Comentários