Crítica - Split


Split é dirigido por M. Night Shyamalan e protagonizado por James Mcavoy, Anya Taylor-Joy e Betty Bucley. Este filme conta a história de Kevin, um indivíduo com transtorno de personalidade múltipla, que rapta três raparigas e as mantêm cativas.
 O trabalho deste realizador é muito inconstante. Tendo já produzido filmes excelentes como "The Sixth Sense", "Signs" e "Unbreakable", também já teve a sua cota parte de fracassos como "The Last Airbender", ou "Lady in the Water". Após algum tempo a fazer filmes muito mal criticados, em 2015 trouxe-nos o filme "The Visit", que não é nada por ai além, mas já era um acerto. Um filme, onde se provou que o diretor ainda nos consegue dar boas produções, e mostrou que estava a entrar no caminho certo. Assim, este ano chega-nos o filme "Split" que só veio a provar que os bons filmes de M. Night Shyamalan voltaram, e vieram com tudo.
 Este novo empreendimento do realizador é muito bom. A começar pelas performances, principalmente a de James Mcavoy, que trabalho que ele teve aqui. O ator interpretou uma personagem com transtorno de personalidade, ora atuava de uma maneira como de outra, mas sempre de forma excelente. A forma como ele transitava de uma personalidade para outra foi muito boa também, é um excelente trabalho. Quem gostei muito também foi Anya Taylor-Joy, uma atriz que veio para ficar. Já tinha gostado muito dela ano passado com o filme "The Witch", e mais uma vez ela tem uma boa performance aqui.


 O diretor trabalha muito bem a atmosfera do filme que é simplesmente inquietante, muito devido à personagem de James Mcavoy, cujas varias personalidades fazem com que nunca estejamos cientes do que esperar da personagem.
 E o final do filme é simplesmente surpreendente, não vou revelar nada, mas a escolha do diretor naquela cena, para mim foi muito inesperada, mas fazia todo o sentido.
 Tenho ainda alguns problemas com o filme principalmente no 1º ato. O filme demora um bocado a engrenar, durante muito tempo não percebemos muito bem o que o filme pretende e até onde nos quer levar, mas assim que engata é muito bom! Outro problema, foi todo o arco da personagem da atriz Betty Buckley, achei um tanto arrastado e afastava-nos da parte mais interessante do filme
 Assim sendo, Split é para mim um dos melhores filmes que saiu este ano. Com uma boa ambientação e trama e uma performance excelente de James Mcavoy, recomendo imenso que assistam!
Nota:8,7/10

Comentários