"Alien: Covenant" é realizado por Ridley Scott e protagonizado por Katherine Waterston, Danny McBride e Michael Fassbender. O filme conta a história da tripulação da nave Covenant, que parte com uma missão para colonizar um planeta com características semelhantes ao planeta Terra. Entretanto, um acidente ocorre e a nave acaba por partir para um planeta que surge de forma inesperada e apresenta as mesmas características que o nosso.
Então... olhem eu acho o primeiro filme da saga Alien uma obra prima. É o melhor sci-fi de terror já feito, e um dos meus filmes preferidos. A sequela, "Aliens" realizada por James Cameron, também é espetacular, quase tão boa quanto o primeiro. Mas após o segundo filme todos os filmes foram de medianos para maus, à exceção de "Prometheus" que gostei moderadamente. Desta vez, mais uma vez temos Ridley Scott de volta como diretor da saga. Aqui ele tenta voltar ao clima do primeiro filme mas ao mesmo tempo traz também o tom do último filme Prometheus...
Eu tenho a dizer que o filme abre com uma cena interessantíssima que envolve a personagem do Michael Fassbender. Mas após essa cena, tudo o que o 1ºato nos oferece são personagens mal desenvolvidas, e uma data de cenas em que não acontece nada. Entramos no segundo ato, e mais uma vez pouco acontece, e do que acontece nada é muito interessante, com uma cena em particular que achei simplesmente estúpida.
Os problemas do filme não acabam aqui. Há cenas que simplesmente parecem fora do contexto, principalmente uma cena lá para o meio do filme, que envolve uma flauta e as personagens de Michael Fassbender. A cena em si é simplesmente ridícula, e parece vir de outro filme.
E esse é outro problema. O filme, ora é uma obra de terror, ora é um filme mais do estilo "Prometheus" com muita explicação e um lado mais científico. O problema é que em nenhum momento ambos os géneros se conjugam de forma natural, parece sempre tudo forçado, como se houvessem dois filmes diferentes.
Tenho também a dizer que o filme em si não é muito original. Recicla todo e qualquer conceito dos filmes anteriores da saga e ainda traz problemas adicionais.
Mas, apesar de tudo, o filme não é uma porcaria. Os atores esforçam-se dentro do possível. Michael Fassbender está excelente, mas quem me surpreendeu imenso aqui foi Danny McBride, que trouxe uma carga mais dramática, que não estamos muito habituados a ver da parte dele, isto porque o ator faz maioritariamente comédias.
A fotografia é muito bonita, com paisagens incríveis e cores que conjugam muito bem umas com as outras. Os efeitos especiais são excecionais, especialmente no 3ºato, mas há que dizer que em certos momentos ele falha, e nota-se alguns efeitos mais fracos, o que pode ter a ver com o orçamento do filme ser de apenas 90 milhões de dólares, o que pode ter limitado em certos aspetos.
O 3ºato apanhou-me de surpresa. Os trinta minutos finais deste filme são espetaculares e muito divertidos. Com um senso de ação e perigo, e uma revelação final que me deixou de boca aberta no cinema.
O Xenomorfo (o Alien), todas as suas cenas são bem dirigidas, e tudo o que envolve o nosso bicho, foi muito bem feito, com cenas extremamente violentas e sangrentas, que mostram o que o Xenomorfo é capaz.
No final das contas, "Alien: Covenant" está cheio de problemas, cenas desnecessárias, um enredo muito pouco original. Não há nada aqui de novo, mas temos efeitos e fotografias incríveis, num filme que vale a compra do bilhete pelos seus últimos 30 minutos que são explosivos e extremamente empolgantes.
Nota:5.7/10
P.S.: Vi este filme numa terça feira à tarde, apanhei a sala quase vazia, apenas tinha uma senhora idosa, e fiquei extremamente contente que a sala estava extremamente silenciosa! Quem me dera que todas as sessões fossem assim...
Comentários
Enviar um comentário