"Okja" foi escrito e realizado por Joon-ho Bong e protagonizado por Seo-Hyun Ahn, Tylda Swinton e Jake Gyllenhal. Neste filme, a empresa Mirando cria um programa no qual desenvolve porcos gigantes que são entregues a vários criadores, para que dez anos depois o porco que estivesse em melhor condições fosse o grande vencedor de um festival, e a partir daí começariam a comercializar os porcos gigantes. A história acompanha a dona da porca Okja, que após ver a sua porca levada pela empresa, decide ir atrás dela para resgatar Okja das mãos da empresa Mirando.
A realização do filme é muito boa, assim como o roteiro que demonstra exatamente toda a crueldade presente na criação de animais para consumo que infelizmente é uma realidade. Aliás é precisamente esse tema dos maus tratos aos animais que o filme aborda e critica. Logo desde a cena inicial, até a cena pós créditos, temos aqui um filme que questiona se a forma como tratamos os animais que consumimos é moralmente correta.
Eu gostei imenso deste filme. Por diversas razões, em especial a crítica aos abusos dos animais, que é o tema principal, e no que toca a isso o filme mostra todo o tipo de maus tratos com cenas muito perturbadoras e difíceis de assistir, mas que são uma realidade e precisam de ser faladas.
O trabalho de atores aqui é fenomenal, em especial a atriz principal Seo-Hyun Ahn, este é o primeiro filme que vejo dela e acho que ela passa muito bem toda a sua afeição pelo animal de estimação. Outro ator que gostei imenso foi Jake Gyllenhal, com uma personagem muito estranha mas o ator faz uma muito boa interpretação dela.
Os efeitos especiais na criação da Okja foram muito bem feitos, algo que me impressionou imenso numa produção da Netflix. A interação entre a Okja e os seres humanos parecia muito verdadeira e em nenhum momento soou falsa.
Okja é um filme impactante, com um tema que merece ser falado e refletido. Uma história tocante sobre o que o ser humano consegue fazer para defender os animais e lutar pelos seus direitos mas também aterrorizante pela forma como os animais são tratados no nosso mundo. É um filme que merece ser visto, e com certeza dos melhores filmes que saiu este ano.
Nota:9/10
Comentários
Enviar um comentário