"Death Note" é um filme baseado no anime do mesmo nome, e foi realizado por Adam Wingard, e protagonizado por Nat Wolff, Willem Dafoe e Margaret Qualley.
Este filme retrata a personagem de Light. que após encontrar um caderno que possui o poder de matar pessoas após escrever o seu nome, começa a usar este caderno para matar criminosos.
Eu tinha expetativa zero para este filme, apesar de ao contrário de muitos não estar automaticamente a assumir que não fosse ser bom, eu realmente queria esperar para ver, embora no fundo soubesse que o projeto não me ia agradar muito.
Comecei há algumas semanas a ver o anime original, e tenho a dizer que estou a gostar bastante e o enredo é bastante inteligente.
O que dizer sobre este filme? Nem tudo é mau aqui, e vou começar pelo que gostei, que realmente não foi muito.
A representação do Ryuk foi muito bem feita, os efeitos funcionam, e o trabalho de voz do ator Willem Dafoe foi muito bem conseguido, transmitindo toda a loucura da criatura, um pouco como o ator fez anteriormente com a personagem Green Goblin no filme "Spider - Man " de 2002.
Gostei também da relação da personagem principal, Light, com o seu pai, interpretado pelo ator Shea Whigham. Os diálogos entre ambos funcionam e trabalham bem os seus problemas.
Outra personagem que me agradou foi a Mia, que tem um relacionamento com Light, isto porque a personagem transmite para o filme algumas ideias que o anime tem de tão interessantes, ao impelir o Light de tomar algumas escolhas que podem estar certas ou erradas. A personagem têm também outra variante mais para o fim do filme que também me agradou.
Mas fora isso, só vejo problemas neste filme, aliás imensos são eles. A começar pelo ator principal Nat Wolff. Confesso que fiquei bastante desiludido com ele, porque eu já o vi noutros projetos como o filme "Paper Towns", e apesar de nunca ter feito um trabalho fora do normal, sempre atuou bem e cumpriu o seu papel muito bem. Aqui neste filme, ele tem uma atuação simplesmente desconexa e exagerada, principalmente numa das cenas iniciais em que tem de fazer uns gritos, que para mim foram simplesmente ridículas. Contudo, há que admitir que ao longo do filme ele melhora.
Outra coisa que me desapontou, foi a criatura Ryuk ter aparecido tão pouco. No anime ele está presente a toda a hora! Aqui talvez por uma questão de orçamento, não tenha sido possível colocar mais cenas que o envolvessem, o que acaba por ser mau para o filme pois ele é um dos pontos que realmente funcionava.
Poucos são os diálogos que funcionam, como disse gostei dos que ele tem com o pai, alguns com a personagem de Mia também não são maus, mas a maior parte é muito raso e oferece-nos uma grande quantidade de exposição desnecessária.
Pior que isso é tudo são as escolhas feitas na direção deste filme. Existem imensos ângulos em que a a câmara está inclinada, e que realmente não funcionam. Há também uns efeitos em transições de cenas que a meu ver foram horrorosos.
Horroroso a nível de direção é também a cena inicial, a qual ele encontra o caderno, isto porque, parecia uma cena saída de um filme do canal Syfy.
A história em si é mal trabalhada, o roteiro tinha tanto potencial para ser algo mais bem explorada, na qual eles aprofundassem mais a trama, mas o filme parece um tanto corrido e apressado para as coisas acontecerem, o que fez com que eu não me conseguisse envolver com ele.
E pior que tudo para mim foi a banda sonora e as escolhas musicais que, meu deus, foram péssimas, em especial numa cena no final do filme, na qual algo trágico acontece, e eles decidem colocar uma música que nada tem a ver com o contexto da cena, parece fora do lugar e desconexa, e isso é algo que acontece muitas vezes ao longo do filme.
Enfim, Death Note é um filme que tenta adaptar o material de origem da pior forma possível, oferecendo-nos um filme tecnicamente horroroso, com más performances, escolhas musicais simplesmente terríveis, e, no final de contas, um potencial desperdiçado.
Nota:3,7/10
Concordo perfeitamente contigo... Shame para produtores desta treta do filme (este processo de os americanos pegarem algo estrangeiro e transformar em americano é conhecido por "Americanizing Beam").... Já o Anime, é um dos melhores que já vi...
ResponderEliminarEstou a gostar muito do anime! Não percebo como é que pegam em obras tão boas e as transformam em filmes fracos... parece que não há esperança para live actions de animes.
EliminarExatamente... Shame for americans...
Eliminar