AVISO: POSSÍVEIS SPOILERS DAS TEMPORADAS 1-6 DE GAME OF THRONES
"Game of Thrones" é muito importante para mim. Descobri a série de livros quando tinha treze anos, e estava numa livraria que continha todos os livros da série. Lembro-me perfeitamente de passar lá todas as semanas, ler a sinopse do livro e ficar na ânsia de o ler. Por fim decidi-me a comprar os quatro primeiros volumes, e não parei até ler a saga completa. Posso dizer que são dos melhores livros que li, extremamente bem escritos e com uma construção de mundo e personagens genial. E claro que após terminar a leitura dos livros, tive que começar a ver a tão falada série. Fiquei igualmente colado ao ecrã, a série tornou-se rapidamente a minha preferida. Os atores eram excelentes, a adaptação era perfeita, a banda sonora e produção eram impecáveis, e quando a série passou os livros, em especial na sexta temporada, conseguiu ainda manter um nível de excelência que sempre teve.
Como podem imaginar, estava ansioso para esta sétima temporada. Primeiro porque finalmente iriam acontecer eventos que já eram esperados há imenso tempo, e segundo porque é uma temporada mais curta, de apenas sete episódios, o que deu mais orçamento à série para evoluir na sua escala cinematográfica e também faz as coisas acontecerem com mais velocidade.
Contudo, muitas vezes quando estou ansioso por algo, e espero imenso tempo para o ver, quando finalmente chega a altura e vejo o filme/série, por vezes nem sempre as expetativas correspondem à realidade. Com isto não quero dizer que não gostei da temporada, muito pelo contrário, gostei. Mas há que admitir, que também me desiludiu muito.
O que fazia de Game of Thrones, para mim uma série de alto nível, eram as suas personagens trabalhadas em núcleos separados com um desenvolvimento excecional. A trama muito bem trabalhada, sempre surpreendente, com muitas reviravoltas e um senso de que ninguém estaria seguro. Era esse senso de surpresa e claro a excelente produção, que em nada fica atrás de uma grande produção cinematográfica, que me faziam ver esta série.
Só que esta temporada perdeu por completo o senso de surpresa. As personagens não agiam como elas mesmas, e a trama, ainda que plausível, foi apressada duma forma tal, que retirava o impacto das cenas ditas emocionantes.
Lembro-me perfeitamente de há sete semanas atrás, enquanto via o primeiro episódio, pensar para mim que estava a ver uma série diferente, não era "Game of Thrones" era outra coisa. Era algo apressado, e forçado mas com um nível de produção fora de série. E muito honestamente, é a isso que a temporada se resume, a grandes acontecimentos, com um visual e efeitos especiais de cortar o fôlego, mas que ao fim ao cabo, abusa do "Fan Service" para agradar o público e se torna demasiado previsível. E foi precisamente isso que menos gostei. Ser previsível. Esta era a série menos previsível de sempre, mas esta temporada, sempre que ia ver um episódio a cada cena já sabia o que ia acontecer, era ridículo.
Apesar de todo o meu descontentamento com estes problemas que relatei, esta temporada também me agradou muito. Todos os encontros entre personagens foram agradáveis, apesar de um ser bastante estranho. As cenas de ação e guerra são simplesmente espetaculares e duma escala cinematográfica impecável. Os atores estão todos excelentes. A fotografia é linda. E tenho de destacar o episódio três, que esse sim para mim foi um episódio nível "Game of Thrones" com bom roteiro e diálogos e algum senso de surpresa. Mas lá está tudo isto é muito bom, mas feito de forma apressada acaba por ficar sem efeito. Não consegue dessa forma mexer com as minhas emoções coisa que as temporadas passadas fizeram.
Há quem diga que é porque a série passou os livros, e que como não os tem por base, os roteiros não são tão bons. Mas eu discordo, pois a temporada passada também foi praticamente toda escrita do zero e, a meu ver é a melhor temporada.
Posto isto, "Game of Thrones" continua a ser a minha série preferida. O ultimo episódio termina com uma cena excelente que me deixou a desejar por mais. A temporada como um todo foi puro entretenimento, mas a série caiu muito no quesito de roteiro, diálogos, e ritmo, que eram algo que faziam de Game of Thrones ser uma série de excelência. A produção é incrível, e a escala de cinema é certamente um grande marco na televisão, mas isso não basta. Espero honestamente que tudo isso melhore na próxima temporada, porque iria ficar muito triste em ver uma série de topo, a terminar em baixa forma.
Nota:7/10
Comentários
Enviar um comentário