Crítica - Star Wars: Episode VIII - The Last Jedi


 "Star Wars: Episode VIII - The Last Jedi" foi escrito e realizado por Ryan Johnson e protagonizado por Daisy Ridley, Adam Driver, Mark Hammil e Carrie Fisher. Este filme continua a história das personagens Rey, Poe, Finn, Luke, e Kylo Ren, e aproveita para expandir o universo das mais diversas maneiras.
 Estava muito ansioso para o filme. Principalmente pela minha enorme desilusão ano passado com "Rogue One A Star Wars Story", tinha receio que voltassem a errar com este filme e fosse mais do mesmo, mas muito pelo contrário. Desta vez é-nos entregado um filme original e que se arrisca em diversos sentidos, não só ao apresentar novos conceitos para a saga, como também utilizando conceitos antigos, de formas nunca antes exploradas, o que tornou o filme bastante único e muito fascinante. A história apanhou-me desprevenido ao acabar com toda e qualquer teoria que tivesse surgido online ou na minha cabeça, tornando "The Last Jedi", um dos filmes mais surpreendentes saga de uma galáxia muito distante.
 No que toca aos atores estão todos de parabéns. Mark Hammil tem a melhor interpretação de Luke Skywalker de qualquer filme de Star Wars, nota-se uma grande evolução do ator em relação aos filmes originais. Daisy Ridley continua excelente como Rey, mais uma vez carismática e com muita presença em cena. Além dela temos Adam Driver como Kylo Ren, que é a meu ver a personagem mais interessante desta nova trilogia. Todo o seu conflito inerente é muito bem trabalhado, e o ator transpõe para o grande ecrã tudo o que lhe é pedido de forma excecional. Mas a atuação mais importante deste filme, Carrie Fisher, cuja morte se deu ano passado. Ela está excelente no filme, mais uma vez como general Leia Organa, e posso dizer que foi muito emocionante revê-la num filme.


 A direção de Ryan Johnson é excelente, e proporciona algumas das melhores cenas de ação da saga, que se passa numa sala vermelha e foi simplesmente incrível, e também as cenas de guerra com naves no espaço, foram as melhores da saga, muito bem dirigidas, com movimentos de camera fluídos. Além disso, o seu roteiro é de louvar, com uma história imersiva, que se arrisca a mexer com os conceitos antigos, introduzir elementos novos, expande o universo e ao mesmo tempo mantém toda a aura de Star Wars, com momentos emocionantes, e memórias de filmes passados.


 A fotografia e efeitos especiais são os melhores da saga até hoje, como era de esperar. O soundtrack de John Williams tem uma excelente presença no filme e confere ainda mais emoção a cada cena.
 "Star Wars: Episode VIII - The Last Jedi" é mais um passo na direção nesta nova trilogia. Com um roteiro surpreendente, personagens incríveis, realização excecional, e um nível de técnica perfeito, este é o meu filme preferido de 2017 até então.
Que a força esteja convosco!
Nota:10/10

Comentários