Crítica - Marvel´s Avengers: Infinity War


"Marvel´s Avengers Infinity War" foi realizado por Joe e Anthony Russo e é protagonizado por Josh Brolin, Robert Downey Jr, e bem.... o restante elenco de qualquer filme do Universo Cinematográfico Marvel. O filme retoma a história dos Vingadores, que desta vez têm de impedir o vilão Thanos de destruir metade do universo.
 Este universo de filmes é muito importante para mim. Lembro-me de ter sete anos e me sentar no cinema para ver a primeira produção deste estúdio, "Homem de Ferro", e de chorar como uma criança por pensar que o herói fosse morrer. Tornei-me fã incondicional deste universo, não só pelos filmes como pelas bandas desenhadas e animações, herdei um carinho a estas personagens enorme, cresci com elas e vi e revi todas as suas aventuras. Em 2012, chega aquele que é um dos meus filmes preferidos ao cinema, "Marvel's The Avengers". Foi uma experiência como nenhuma outra ver todos os heróis reunidos no mesmo filme. E foi nesse dia que começou a grande espera, quando na cena pós créditos vemos pela primeira vez o vilão Thanos e desde então tenho esperado pela chegada deste antagonista, e que chegada triunfante!


 "Marvel´s Avengers: Infinity War" foi tudo o que eu queria. É um épico que acumula sagas trabalhados durante 10 anos no cinema, tudo em preparação deste grandioso evento. 
 Os irmãos Russo estão de parabéns! Se já tinham feito excelentes trabalho nos últimos dois filmes do Capitão América, então neste excederam-se! Aqui tinham a tarefa difícil de conjugar tempo de antena para todos os heróis deste universo grandioso e ainda nos apresentar o grande vilão que há tanto esperamos. Posso dizer que a missão foi cumprida, e há que dar os parabéns aos realizadores, por terem conseguido equilibrar tudo isto.
 Falemos então do vilão. Aos olhos de muitos a Marvel tem um problema recorrente, os vilões. Ou porque não são bem trabalhados, ou porque têm pouco tempo de antena. Eu sou de opinião que apesar de alguns vilões realmente não serem bem trabalhados, o estúdio ainda nos conseguiu entregar bons vilões como Loki, Red Skull, Vulture, Hela, e mais recentemente Killmonger. Mas desta vez não há razão de queixa por parte de ninguém. Thanos é a meu ver o melhor vilão não só da Marvel, como de qualquer produção do género, ficando atrás apenas do Joker representado por Heath Ledger. Josh Brolin faz um excelente trabalho de motion capture acompanhado de um CGI excelente que dão vida a esta personagem cheia de camadas. É um vilão cuja entrada em cena, transmite ao público toda a sua imponência e me fazia recear pelo destino dos nossos heróis a cada batalha. Mas não só o seu poder, também o seu lado emocional é extremamente trabalhado a par da sua batalha pessoal demonstrada em mais que uma ocasião, sendo que uma delas nos entrega a cena mais emocionante desta história. 


 Sobre os heróis, nunca em nenhum filme do género se viu tantas personagens reunidas em tela e as possibilidades que isso trouxe foram imensas. O roteiro opta por dividir as personagens em núcleos diferentes, o que acaba por render encontros incríveis, não só a nível de cenas de ação como também em diálogos e cenas cómicas. Se tivesse que destacar alguém, teria de ser o Thor e a Gamora. O Deus do Trovão rende alguma das melhores cenas do filme, desde a comédia que vêm do filme anterior, a cenas de ação espetaculares e até partes emotivas, a personagem brilhou como nunca antes. E Zoe Saldana como Gamora está fenomenal, todo o conflito com Thanos o seu pai e vilão, é muito bem desenvolvido.
 No que toca à ação o filme é impecável. Já não bastava os Irmãos Russo terem-nos dado algumas das melhores lutas deste universo em filmes anteriores, como a batalha do aeroporto em "Captain America Civil War", ou a luta na autoestrada em "Captain America: Winter Soldier", aqui eles elevam a ação, dando momentos chave a cada personagem aumentando o potencial de algumas de uma forma que não tinha sido feita nos filmes anteriores, sendo que neste quesito se destacaram para mim Thor e Doctor Strange.


  A campanha de Marketing deste filme foi a melhor possível. Entrei na sala sem saber grande coisa sobre o que aconteceria, e já há muito tempo que um filme não me surpreendia no cinema como este me surpreendeu. Eu e os meus colegas que comigo viram chegamos quase a saltar da cadeira em certas ocasiões, e foram diversas as vezes em que simplesmente fiquei de boca aberta imenso tempo. 
 Os efeitos estão impecáveis, principalmente na criação da personagem Thanos, que parece tão real que quase lhe podemos tocar. A criação de mundos está excelente e a banda sonora de Alan Silvestri está impecável, não apenas quando entra o tão conhecido tema que havia composto para o primeiro filme, (que já agora é muito bem utilizado neste, em especial nas entradas triunfais) mas também se destaca principalmente nas cenas carregadas com mais drama.
 O tom do filme acaba por alternar imenso, mas não vejo isso como um problema. Pois as personagens têm estilos diferentes. Se por exemplo o núcleo de personagens que envolve o Capitão America é mais sério, os Guardiões da Galáxia já têm um tom mais cómico. Acho que os realizadores tomaram a decisão acertada ao não mexer no tom de cada personagem. Apesar disso, o filme apresenta sim um tom mais pesado que os outros filmes da Marvel, à exceção talvez de Black Panther. O vilão tem uma presença assustadora, as cenas têm um impacto dramático, e a sensação de que ninguém está a salvo permeia o filme, o que a meu ver é outro fator muito positivo.
 Já vi o filme duas vezes e confesso que na primeira visualização senti o ritmo do filme um tanto acelerado, coisa que nem sempre funcionava mas que num filme de duas horas e meia com tantos núcleos é aceitável. Já na segunda visualização, não senti isso, talvez por já saber o que se passaria, mas o único problema que tinha acabou por se desvanecer, tornado esta produção ainda melhor do que que aquilo que já achava.


 Lembram-se do final de "Empire Strikes Back"? O filme acaba em aberto, aquilo a que chamamos um cliffhanger. Posso dizer que este é para mim um dos maiores cliffhangers que vi até hoje, deixando o público em choque com muitas decisões tomadas pelo estúdio e a salivar para o próximo.
 "Marvel´s Avengers Infinity War" atingiu exatamente o que queria e mais. Não só nos dá um excelente vilão, como tem uma narrativa cheia de surpresas, ação espetacular e momentos inesquecíveis. Foi das melhores experiências que tive no cinema na minha vida e posso dizer que para quem acompanhou a Marvel Studios ao longo desta última década, meus amigos esta é a tal obra épica pela qual tanto esperamos.
Nota:10/10

Comentários

  1. Dude, a tua review está fantástica! Foste muito conciso na tua opinião, tendo concordado com praticamente tudo dito, e consigo sentir o teu amor pela saga (a quilómetros x'D )! btw acho incrível que o facto de seres tão novo torna isto mais importante para ti porque o MCU faz parte da tua infância!
    Also, Ren Geekness sent me here!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, agradeço mesmo muito as tuas palavras!
      É realmente uma saga pela qual tenho imenso carinho, e este filme que já esperava há imenso tempo foi muito importante para mim. Já agora que achaste do filme?
      Ahahahah thanks Ren Geekness, o trabalho dele é muito bom!

      Eliminar

Enviar um comentário