Crítica - Jurassic World Fallen Kingdom


"Jurassic World: Fallen Kingdom" é o novo filme da saga Jurassic Park, e foi realizado por J.A.Bayona e protagonizado por Chris Pratt e Bryce Dallas Howard. O filme retoma a história do filme anterior, após o que se passou no parque, desta vez Owen e Claire têm de voltar à ilha para salvar os dinossauros de um vulcão que se tornou ativo.
 Gosto muito do primeiro Jurassic Park de 1993. Lembro-me de o ver pela primeira vez em criança e de ser impactado pelo clássico do Steven Spielberg. Desde a banda sonora, aos dinossauros imponentes, o primeiro filme da saga é um dos melhores blockbusters já feitos. "Jurassic World" de 2015, trouxe de volta a franquia, com um sucesso de bilheteira enorme, o filme trouxe de volta a sensação de estar dentro deste universo. Além disso foi o primeiro filme que vi numa tela Imax, o que elevou a experiência.
 A minha expetativa para esta sequela estava boa. Gostei do trailer que vi, mas mais que isso, estava entusiasmado por termos J.A.Bayona como realizador, alguém que está habituado a trabalhar com terror, e realizou o excelente "A Monster Calls" de 2016.
 Infelizmente, a nova entrada na série dos dinossauros desiludiu-me de uma forma que eu não estava à espera. Se o primeiro ato entrega-nos uma aventura interessante, com um bom ritmo e cenas de ação estonteantes, o resto do filme baseia-se em cenas previsíveis, com diálogos péssimos, vilões mal trabalhados e uma história, no fim de contas sem alma.


 Nem tudo é mau. A cena de abertura é talvez das melhores da franquia. J.A.Bayona incute várias vezes elementos de terror ao longo do filme,  e em especial nesta cena, consegue criar sólidos momentos de tensão que funcionam perfeitamente.
 Os atores estão muito bem. Chris Pratt tem um carisma incrível ao qual o ator nos tem vindo a acostumar, e Bryce Dallas Howard, cuja personagem não gostei no primeiro filme, desta vez tem muito mais com que trabalhar, e interpreta melhor a personagem.
 Também os efeitos especiais estão muito bons, em especial nas cenas da ilha aquando a erupção do vulcão. Contudo, é visível a falta de efeitos práticos que tanto marcou o primeiro filme em 1993 e tornou tudo tão palpável.
 Não sei o que ia na cabeça dos roteiristas quando escreveram este filme. A ideia inicial era boa, mas o filme transforma-se numa história extremamente "Clichê", com ideias já utilizadas, Além disso, ainda falham em criar vilões com um plano extremamente batido, e uma interpretação que, por vezes, chega a fazer rir de tão má.


 Tenho sempre pena quando vejo um filme com boas ideias perder-se no seu caminho, é simplesmente potencial desperdiçado, e no final de contas é a isso que este filme se resume. Apesar de boas atuações e uma boa realização de J.A.Bayona, "Jurassic World Fallen Kindgom", tem apenas um bom primeiro ato que acaba por ser desperdiçada num filme que se torna simplesmente genérico.
Nota:4,5/10

Comentários