"Solo: A Star Wars Story" foi realizado por Ron Howard, escrito por Jonathan e Lawrence Kasdan e protagonizado por Alden Ehrenreich, Emilia Clarke e Donald Glover. Este filme acompanha a história do piloto mais conhecido da galáxia Han Solo, e as suas aventuras que antecederam o primeiro episódio da trilogia original de Star Wars.
Convenhamos que não havia qualquer tipo de necessidade de fazer este filme. Desde que a Lucasfilm foi vendida à Disney, que esta saga tem vindo a ser explorada até ao tutano. Se começamos com "Rogue One", temos agora o filme do Han Solo, e segundo o que se tem dito, eventualmente teremos filmes do Bobba Fett e do Obi Wan Kenobi... Tudo isto são ideias desnecessárias, porque além de não passarem de filmes para caçar algum dinheiro extra aos fãs, ainda decidem responder a perguntas cuja resposta não era necessária, retirando, em parte, alguma da magia que as personagens têm por elas mesmas...
Posto isto, tenho a dizer que me surpreendi com esta nova produção da saga. Após todos os problemas de bastidores, provenientes de diferenças criativas com a realização de Phill Lord e Christopher Miller que acabaram por ser substituídos por Ron Howard, a par dos supostos problemas de Alden Ehreneich como ator, fiquei com a impressão de que nos ia ser entregue um filme problemático. Pelo contrário, tenho a dizer que este filme me agradou. Não que tenha sido algo arrebatador, mas é um filme competente dentro daquilo a que se propõe fazer.
Alden Ehreneich entrega-nos um bom Han Solo, que está a galáxias de distância de ser tão bom quanto Harrison Ford, mas, ainda assim, consegue dar vida ao piloto, através de vários maneirismos que incorpora do trabalho anterior da personagem.
Quem mais me surpreendeu foi Emilia Clarke como Qi'ra, que sendo das únicas personagens que foram escritas para esta produção, apresenta uma jornada nova e cheia de façanhas, gostaria de voltar a ver esta personagem noutro filme da saga. Outro grande destaque é Donald Glover como Lando, que incorpora um elevado carisma e estilo na sua atuação e rende alguns momentos cómicos no filme. Também o vilão, vivido por Paul Bettany, apesar do reduzido tempo em tela, tem uma presença ameaçadora e eficaz.
Os efeitos especiais são bons, em especial no que toca à tão famosa "Kessel Run", que faz jus ao que ouvimos falar em toda a saga. Ron Howard entrega-nos uma sequência de ação muito divertida e empolgante, dirigida de forma fluída.
A interação entre a dupla Han e Chewbacca é outro dos pontos altos, e a construção da sua relação é um processo bastante divertido de se ver.
Contudo o filme tem vários problemas. O roteiro, na minha opinião, foi o que mais pecou nesta produção, com a insistência em responder a perguntas desnecessárias e várias tomadas de decisões e pontos de virada, que além de desnecessários, por vezes, não funcionavam.
O ritmo da primeira hora de filme não é tão bom quanto a segunda metade. Sendo que se a segunda entrega ótimas sequências empolgantes, a primeira toma certas decisões que a mim em particular não me agradaram tanto, muito devido ao roteiro.
Dito isto, "Solo: A Star Wars Story" é um filme agradável, com boas atuações e ótimas cenas de ação, contudo o roteiro não é muito equilibrado, e o filme em pouco contribui para o desenvolvimento da nossa querida saga espacial. Faço votos para que deixem de fazer estas prequelas e se foquem eventualmente em criar histórias novas dentro da saga, como estão a fazê-lo na nova trilogia.
Nota:6/10
Comentários
Enviar um comentário