"BlacKkKlansman" é realizado por Spike Lee e protagonizado por John David Washington, Adam Driver e Laura Harrier. O filme baseia se na história verídica de um polícia negro do Colorado que após ligar para a rede racista chamada KKK, une-se ao polícia Flip Zimmerman para se infiltrarem com sucesso na rede.
Esta é uma das maiores surpresas do ano. Temos aqui um filme muito sagaz no seu excelente uso de humor negro proveniente do conversas da personagem principal com o Ku Klux Clan, e em vários outros momentos do filme. A realização é fora de série. Spike Lee dirige este filme com uma fluidez incrível, ao retratar personagens com um grande carisma e entregar uma crítica social de forma crua e frontal, demonstrando que apesar do que possamos achar, o racismo está muito presente nos tempos de hoje e o filme faz um ótimo trabalho a demonstrar isso.
Sobre os atores, John David Washington sai da sombra do seu pai Denzel Washington e entrega uma ótima performance, cheia de carisma e com um timimg cómico impecável, mas não só isso, como também se prova em cenas que exigem um tom mais dramático, ao exibir todo o peso que a cena necessita.
No que toca a Adam Driver eu acho que este foi o seu melhor papel até agora. Este ator tem explorado muito bem a sua carreira. Se por um lado o vemos em Blockbusters como Star Wars também o vemos em filmes ditos independentes como "Paterson" ou agora este novo filme, e mais uma vez o ator se prova, começando com um tom mais sério mas mostrando que também está à vontade com um tom mais cómico, o ator tem uma presença inegável em cena.
A edição do filme é muito dinâmica, gostei muito de todo o tipo de transições, que se por vezes dão um tom mais documentário ao filme, penso que também lhe conferem um estilo muito próprio e uma maior inclusão em cena.
O realizador trabalha muito bem a tensão no filme. As cenas em que a personagem de Adam Driver está sob disfarce no KKK, são, por vezes, de roer as unhas. Isto é conseguido porque o filme trabalha muito bem as suas personagens, especialmente nos diálogos.
A banda sonora também foi algo que me surpreendeu imenso. Os tons de blues e jazz que acompanham as cenas, criam uma atmosfera muito própria daquela época.
Sobre falhas, penso que no segundo ato do filme há um segmento que é um pouco cansativo. A infiltração do policia no KKK tem uma cena que é um pouco repetitiva, mas fora isso não tenho nada a apontar.
"BlacKkKlansman" entrega um drama repleto de humor negro e uma crítica social intensa que nos faz refletir não só no passado como também na sociedade presente. Um dos melhores filmes do ano, sem dúvida!
Nota:9/10
Comentários
Enviar um comentário