Crítica - Arrival


Arrival é dirigido por Denis Villeneuve, e protagonizado por Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker. Aqui temos a história da personagem de Amy Adams, Louise, uma especialista em línguas, que  aquando a chegada de doze naves extraterrestres ao nosso planeta, é contratada para decifrar a língua dos alienígenas, de forma a conseguirem comunicar com eles.
 O começo deste filme é um pouco convencional. Muito idêntico a outros filmes de invasão alienígena. O medo das pessoas, as revoltas nas ruas, os governos que tropeçam uns em cima dos outros à procura de soluções. Os elementos do género estão todos aqui. E os primeiros dez, quinze minutos, são mais do mesmo e conseguem tornar-se enfadonhos. Mas passados esses minutos, o filme torna-se encantador. Não é para se ver para passar o tempo. Este filme obriga-nos a pensar. É uma jornada emocional, muito bem construída. Um roteiro, excelente, que surpreende, pela complexidade dos temas que trabalha.
 A direção de Denis Villeneuve é fenomenal. A forma como ele conduz a câmara e transmite grandiosidade às naves é muito boa. Um trabalho,quem em certas tomadas lembra o filme "2001:A Space Odissey" de Stanley Kubrick, A fotografia deste filme é brilhante, estou convencido de que será nomeado ao Oscar para essa categoria.


 Os atores dão ótimas performances, mas aqui o destaque vai para Amy Adams, que faz um trabalho digno de Oscar. A atriz passa muito bem todas as suas emoções, desde confusão, a tristeza, e todo o lado emocional da personagem é muito bem trabalhado no filme.


Os efeitos especiais, relativamente aos aliens, são bem resolvidos. muito cobertos pela fumaça, conseguem transmitir toda uma sensação de mistério em torno deles. Apesar disso, às vezes notava-se um pouco o CGI nas criaturas, não que incomodasse, mas poderiam ter aprimorado um pouco esse aspeto.
 Devo dizer que até agora continuo a pensar no filme. É daqueles que ficam contigo. E isso é das melhores coisas que o cinema nos pode dar. Um filme que fica connosco, nos obriga a pensar sobre ele. Quanto mais penso sobre o filme, mais gosto dele. Só isso já mostra o quão ótimo é o filme.
 A edição é excelente, e a banda sonora é espetacular, em especial no final do filme.
 Arrival é um filme que começa de forma convencional, mas rapidamente se torna numa viagem psicológica, que nos obriga a refletir imenso. Repleto de ótimas performances, uma excelente direção, e uma linda fotografia, Arrival é um grande filme!
Nota:9/10

Comentários