Crítica - Hacksaw Ridge


 Hacksaw Ridge foi realizado por Mel Gibson e protagonizado por Andrew Garfield, Teresa Palmer e Hugo Weaving. Este filme baseia-se na história verídica de Desmond Moss, que se alista como médico no exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, mas recusa-se a pegar numa arma para matar pessoas.
 Já esperava gostar muito deste filme. Os atores estão todos a dar o seu melhor. Andrew Garfield é o destaque, naquele que, até agora, é o melhor papel que o vi a representar. O ator consegue passar ao público todas as crenças da sua personagem. O sotaque que ele emprega neste filme foi surpreendente, um trabalho muito diferente do que estamos habituados a ver da parte dele. Hugo Weaving tem também uma excelente performance, como o pai de Desmond Moss.


 É daqueles filmes que te deixam arrepiados em certas cenas, de tão poderosas que elas são. Desde as incertezas que a personagem principal passa, às reprovações das suas crenças por parte dos seus companheiros, às cenas de batalha, o filme explora muito bem todos estes pontos, sem deixar nada de fora, numa história emocionante que te agarra do início ao fim. São quase duas horas de duração que passam a voar.
 O design de produção é muito bom, tudo caracterizado exatamente como na Segunda Guerra. 
 As batalhas são extraordinárias. Das melhores cenas de ação do cinema em 2016. A guerra aqui é representada da maneira mais crua e violenta possível, sem deixar de fora nenhum detalhe. Jorra sangue, e tripas espalham-se por todo o lado, uma visão extremamente realista do que se passou naquela época.


 Quanto a falhas, muito poucas. Penso que poderiam ter encurtado algumas partes das batalhas, uma delas era muito longa, e começou a ficar cansativa, pois tornava-se um pouco repetitiva, mas nada que te faça ficar com sono, o filme mantém-te sempre agarrada ao ecrã. 
Outra coisa que não apreciei, foi o uso de CGI para preencher alguns cenários. Era desnecessário. o filme usa quase sempre efeitos práticos, o que é muito bom, mas de vez em quando utiliza o CGI, o que destoa um pouco do panorama geral.
 Hacksaw Ridge é fantástico. Um filme muito bem dirigido, com ótimas atuações, e uma história de guerra vibrante, sobre o poder da crença.
Nota: 9,4/10


Comentários