Moonlight é escrito e dirigido por Barry Jenkins e protagonizado por Alex R. Hibbert, Trevante Rhodes, Ashton Sanders, Maershala Ali e Naomi Harris. Este filme conta a história da vida de Chiron, dividida em três partes, a sua infância, adolescência e idade adulta. Temos aqui o exemplo de uma história que aborda os mais variados temas, desde racismo, bullying, homossexualidade, etc. E fá-lo de uma forma extraordinária.
A direção e o roteiro de Barry Jenkis são muito boas, a forma como as personagens são trabalhadas é excecional! Os diálogos são tão naturais, que não parecia que estava a assistir um filme, parecia que estava mesmo a ouvir algumas pessoas a falar à minha beira. Isto foi algo muito bem conseguido, são poucos os filmes que conseguem este feito. Deve-se muito também à forma crua e realista do espaço retratado. A forma de vida das personagens, é tão dura, que chega a ser também duro para quem está a ver o filme, vê-los naquelas condições.
O trabalho dos atores foi muito bom. Três atores interpretaram a mesma personagem, e todos eles o fizeram de uma maneira extraordinária, muito autêntica. No aspeto técnico, em nenhum momento, a personagem adulta parece outra pessoa, em relação ao ator que a interpreta jovem. Conseguiram trazer atores com traços muito idênticos, o que passou mais credibilidade ao filme. E sobre trabalho de atores, Maershala Ali entra muito pouco no filme, mas no seu pouco tempo em tela está muito bem e a Naomi Harris está espetacular, penso que este seja o seu melhor trabalho como atriz.
É um filme pesado, complicado de se ver. Os temas de bullying e racismo, são aqui tratados com muita brutalidade. Muitas vezes é difícil assistir certos segmentos do filme, de tão tensos e violentos que são. Mas afinal de contas, foi essa a realidade que o filme queria transmitir, e conseguiu retratar isso da forma mais verdadeira possível.
Destaque também para a banda sonora, que acompanha muito bem todos os momentos do filme, e transmite mais emoção a certas cenas. Mas sobre som, uma coisa que o filme fez, e eu gostei bastante, foi em certas cenas, retirar o som do filme, e nos obrigava a observar a cena sob silêncio.
Moonlight, é uma história brutal, que retrata temas como o racismo, sem recorrer a clichês de filmes desse género. É o mais realista quanto um filme consegue ser. Violento, muito pesado. Com um trabalho de atores e uma direção excelentes, não me surpreende nada que tenha ganho o Globo de Ouro de Melhor Drama, agora vamos a ver se levará o Oscar, seria com certeza merecido... mas indicado será de certeza. Moonlight é um excelente filme.
Nota:9/10
Comentários
Enviar um comentário