O que se estará a passar com a DC no cinema?


 Devido à saída de Ben Affleck na realização do próximo filme do Batman e aos rumores de que o próximo longa-metragem da DC: "Wonder Woman", está com problemas, decidi que estava mais que na hora de comentar o que se estará a passar com a DC a nível cinematográfico, e aproveitar para demonstrar o meu descontentamento com estas situações.
 Pois bem, ano passado tivemos o lançamento de um filme muito esperado: "Batman V Superman: Dawn of Justice". A DC esperava arrecadar um mil milhão com esse filme, e tinha em mente chegar a esse resultado, mas o que é certo é que as imensas críticas negativas, em nada ajudaram para alcançar esse objetivo, numa arrecadação mundial que beirou os novecentos milhões. Pessoalmente, posso dizer que gostei muito do filme. Fiquei empolgado no cinema, muito entusiasmado pelos próximos empreendimentos deste universo de super heróis.


 Só que com a chegada dessas críticas negativas, e o descontentamento das pessoas pelo filme, a juntar com a missão falhada de arrecadar um mil milhão nas bilheteiras, fizeram com que a DC reestrutura-se os seus planos. E foi a partir daí, que a meu ver tudo se desabou. Chega-nos a notícia de que o filme "Suicide Squad", que estava já na sua pós - produção, iria passar por refilmagens para tornar o tom do filme mais cómico. Refilmagens essas, que em muito se deveram, ao facto de o anterior filme da DC, ter sofrido várias observações negativas, precisamente por ser muito sombrio. 
 Tudo bem. Os trailers do filme pareciam promissores, parecia que teríamos um bom filme. Até que ele finalmente chega. E o filme não é bom. Beira o razoável, as cenas iniciais são excelentes, a Margot Robbie como Harley Quinn está perfeita, mas de resto, nada no filme funciona. Num filme que no seu primeiro trailer, mostrava um tom extremamente sombrio, um filme que eu pensei que fosse ter uma censura para dezasseis anos, até que depois das refilmagens, o filme ganha trailers com tons mais leves, e o resultado é um longa com um tom leve. A meu ver, isto foi a DC a tentar "copiar" a fórmula Marvel. E isso para mim é terrível. Eles tinham algo muito próprio, filmes mais "terra-a-terra", sinistros e tenebrosos, e por causa de um filme que não foi como esperavam, mudaram completamente o seu estilo...


 Mas nem desta vez tiveram sorte, pois mais uma vez as críticas foram péssimas, piores ainda que as do seu predecessor, o que levou a DC a voltar a pensar no seu futuro. E agora eu digo-vos uma coisa? Quando é que uma empresa hoje em dia, deixa de ser influenciada pelo público e mantém a sua personalidade? Por causa das críticas eles mudaram o estilo e não resultou! Talvez se tivessem deixado o filme com o seu corte original, ele teria sido no mínimo bom...
 Deparo-me também com outro problema. A pressa com que esta empresa está a fazer os seus filmes. Eles ainda nem apresentaram todos os seus heróis, e já vão lançar o filme da Liga da Justiça! Não deveriam primeiro apresentar todos os heróis. A razão pelo que o primeiro Vingadores funcionou tão bem, era porque já conhecíamos as personagens e nos importávamos com elas, o que nos transportava muito melhor para a jornada. Agora neste Liga da Justiça, vão ter de apresentar muita coisa nova em um só filme! Pode ficar muito inchado, e sem tempo para desenvolver a história... A meu ver isto só revela que o interesse da DC não é propriamente fazer bons filmes, e um bom universo cinematográfico. O que eles querem mesmo é fazer dinheiro como a Marvel, o que está a resultar numa epifania de filmes que são feitos sem pés nem cabeça.
 Isto deixa-me frustrado, pois sou fã das personagens, cresci com elas, e quero vê-as juntas no cinema, agora quero é ver isso feito da melhor maneira!
 Para mais, chega-nos há cerca de um mês a notícia de que o próximo filme "Wonder Woman" é um filme com problemas... tudo isto são rumores, mas será que mais uma vez, a DC vai entregar-nos um filme frouxo e sem alma? Falo por mim, mas nenhum dos trailers do filme me deixou minimamente empolgado, e estou muito apreensivo com o que eles nos vão apresentar, Espero mesmo que estes rumores sejam falsos, e que o filme seja no mínimo bom.


 Mas lá está, os problemas não acabam. Há uma semana, é anunciado que Ben Affleck, ator que interpreta Batman, não irá mais realizar o próximo longa do Homem Morcego, apenas o irá protagonizar. Vemos também notícias de que o roteiro está constantemente a ser reescrito e que o filme está com problemas na sua produção... Será que eles ganham tino? É assim tão difícil fazer um filme bom? Quer dizer se eles não conseguem fazer um filme bom do Batman, imagino o que farão com os outros heróis! Por amor de Deus, há tantas histórias da DC nas BD's muito boas, e que não são aproveitadas. Era só pegar nelas e adaptá-las! Há aqui tanto potencial desperdiçado...


 Para acabar, quero apenas dizer que estou muito desiludido com a organização da DC nos cinemas. Existem demasiados problemas. Eles precisam de estruturar tudo muito bem, e pensar no que realmente importa, fazer bons filmes... mas infelizmente não acho que estejam muito preocupados com isso. Mas vamos a ver. Este Verão já nos chega o filme "Wonder Woman" e faço votos para que seja bom, por que se não for... já são tempos negros para a DC nos cinemas... e se o filme for bom isto apenas vai piorar. "You either die a hero, or you live enough to see yourself become a villan" ( tradução: ou morres como um herói, ou vives o suficiente para te veres a tornar um vilão), acho que a DC está a caminhar para se tornar um vilão, e espero que se estruture bem o suficiente para que volte a ser um herói, e que os seus tempos de glória voltem!

Comentários