"Beauty and the Beast" é realizado por Bill Condon, e protagonizado por Dan Stevens, Emma Watson e Luke Evans.
Não tenho praticamente nenhuma afinidade com o filme original "Beauty and the Beast" de 1991, o que fez com que quando qualquer coisa sobre este novo filme saísse, e toda a gente ficasse extremamente entusiasmada, eu ficasse bastante indiferente. Não tinha muita curiosidade para o ver, os trailers não me diziam nada, era um daqueles filmes que toda a gente queria ver menos eu.
Então que posso dizer sobre a nova versão da animação de 1991? É um bom filme, que sim gostei, mas não é excelente e tem alguns defeitos que não consigo deixar passar.
Posso começar por dizer, que a nível de atores, acho que estão todos muito bem. A Emma Watson tem uma boa interpretação da Belle. Nunca tinha ouvido a atriz a cantar e devo dizer que a voz dela é boa. Cresci a vê-la nos filmes da saga "Harry Potter", e é bom ver estes atores que cresceram comigo, a continuar a ser bem sucedidos! Para mim a melhor interpretação do filme é do Luke Evans como Gaston. Já sobre Dan Stevens como a Besta, o trabalho de voz é interessante, mas não se nota muita expressão durante a maior parte do filme, quando ele está em cena com a Besta. Infelizmente o CGI, com a captura de movimentos do autor misturado com efeitos práticos, não me passou muito bem as expressões faciais do ator principalmente nas suas primeiras cenas, ao longo do filme esse problema vai diminuindo. E nem sempre a voz casava muito bem com o movimento dos lábios da Besta, o que me incomodou bastante.
Sobre design de produção, vestuário, cenários, etc. Nada a reclamar! Muito bem ambientado, nota-se cuidado e pormenores em tudo quanto é sitio, mas isso também já seria de esperar num filme de grande orçamento como este.
Algo que me agradou imenso neste filme foram as canções e cenas de dança. Para mim as melhores cenas desta nova versão da animação de 1991, são a cena em que as personagens Gaston e o seu amigo LeFou cantam numa taverna, que é muito engraçada e bem coreografada, e a cena de dança da Bela com o Monstro, que é visualmente muito bonita.
A banda sonora é outro grande ponto positivo, não houve uma musica que não gostasse, achei que foram todas bem colocadas.
Agora problemas neste filme... e infelizmente são alguns. O ritmo do filme é miserável. É muito apressado, não há tempo para respirar por assim dizer. Começa logo de forma abrupta sem dar espaço algum para desenvolvimento. Isto a juntar à edição, que achei muito razoável, e que fez parecer que o filme em momentos parecessem vários videoclips, como cenas isoladas de filmes diferentes.
O CGI por vezes é bastante notável, principalmente em cenas de paisagens, ou vistas panorâmicas, onde se nota muito a criação de espaços com efeitos especiais, o que me incomodou bastante.
No que toca à história, segundo o que me disseram, e pelo que tenho lido, o filme manteve-se colado à história do original. Não me lembrando muito bem do primeiro filme, não posso levar essa comparação em conta. Acho que por não me recordar tão bem do filme, não senti toda a nostalgia que muita gente está a ter em relação a ele, acho que acima de tudo este filme foi feito para os fãs do original, e acredito que para eles toda esta homenagem que o filme presta ao seu predecessor, esteja a ser muito boa. Na minha opinião, achei uma história bem básica, não muito inovadora, mas que mesmo assim consegue ser engraçada e cativante.
No final das contas posso dizer que gostei bastante de "Beauty and the Beast". Apesar de todas as falhas que mencionei, e de não sentir toda a nostalgia que envolve esta produção, achei um filme muito bem produzido, com sequências de dança e canto muito bem coreografadas. É divertido, engraçado e até um pouco comovente. Musicais não fazem muito o meu género, mas só este ano já apareceram dois que gostei, sendo " La La Land " um filme que adorei imenso, agora temos aqui mais um musical/fantasia e aventura, e mais uma vez posso dizer que gostei do filme.
Nota: 7,7/10
Comentários
Enviar um comentário